quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Muita coisa... pouco tempo...

Por mais que a gente tente, não existe uma forma de encontrar um amor, ele aparece na sua vida, quase sempre deixando estragos irreparáveis, mas que não doem enquanto estão sendo feitos, dói, quando (citando Clarice) não se come mais da presença do outro. Parece que so se percebe que você foi ferido, quando já não há mais remédio alem de suportar a dor.

O AMOR É UMA FLEXA LANÇADA, QUE SO NOS ATINGE QUANDO FICAMOS SOBRIOS DELE.

É incrível a quantidade de coisas a que as pessoas se submetem pelo amor, e é difícil pedir a elas que deixem de ser tão tapadas, que enxerguem a realidade. Realmente o amor nos torna, muitas vezes, cegos, simples cegos, que não tem percepção ao mais obvio.

Mais o que vejo de amor, é que mesmo amando, mesmo que eu decida realmente amar alguém nesse mundo que durma comigo, um par, por assim dizer, ainda assim seria um ser liberto.

Não entendo a patológica necessidade do ser em possuir outro. Ser é algo que não se pode possuir, se nem Deus pode julgar-se nosso donos já que nos deu livre arbítrio, como? me pergunto, como um ser pode possuir, aprisionar a alma do outro?

Dizem que é algo voluntario, mas ninguém abre mão de sua liberdade por uma outra pessoa.

Uma vez eu fiz uma promessa e ela continua valendo, eu disse que nunca ia deixar de ser livre, que ninguém ia me tirar esse sentimento de PLENITUDE que eu sinto.

Hoje E SEMPRE eu so tenho a agradecer a Catia que me ensinou muito o que significava essa palavra, eu conhecia, mas era como se fosse um desses jargões de advogado ou medico, você entende o que é, mas não sabe como acontece.

Catia, muito obrigado!!!

Tenho a agradecer a muitas pessoas: Catia que é minha amiga amiga de alma, Lualva que é um amor de pessoa e sempre me ajuda de alguma forma, Orpheus que é sempre ausente mas sabe quando entrar nos momentos mais oportunos e quando realmente precisamos dele, Andrea que é um outro amor de pessoa por quem eu me encantei no primeiro instante que olhei uma pintura/ilustração dela, Ines que tem sido tão amável comigo... e tem mais gente ai...

Tenho que agradecer a: Florbela que me doou um pouco do seu amor, me fez aprender mais sobre ele, e que de certa forma nosso amor é algo puramente nosso, e ninguém no mundo pode tirá-lo de nós; Tagore, puxa!!! Muito a agradecer a ele, ele mostrou uma das faces de Deus que eu nunca tinha visto, ele se joga aos pés Dele por vontade própria, consegue ver Deus nos lugares mais inusitados, onde Ele mais habita; Clarice!!! Puxa denovo... Essa me doa sempre algo de novo, sua forma simbólica de ser, ahh... não comparo com Catia, vejo em Clarice uma escritora fascinante que parece se colocar fora de certas situações, ao mesmo tempo em que lê a alma das pessoas, é lindo seu jeito; Augusto dos anjos, adoro esse cara, sempre que eu leio tenho surtos de escrita, as vezes dura horas, dias.. é um ser que me gera encantamento, que abala minha alma; Alvares de Azevedo de forma igual... à A. Anjos, sinto que se estivesse aqui, seria uma das pessoas que mais conseguiria me entender Ele me decifrou, decifrou como eu me senti ¾ da minha vida: Espião da Cataclismica surpresa, a única luz tragicamente acesa, na Universalidade agonizante.

Tenho que agradecer também aos pintores: Escher, que tem um traço que me encanta, sempre, ele tem uma mensagem, algo de mostrar a essência mais profunda das coisas, ele vê arte, onde todos so vêem riscos; DALI!! Que inspira sempre, nem preciso dizer o quanto!!

À todos estes e a muitos outros que me esqueço sempre de lembrar (cabeça oca!!) muito obrigado... quem tem que ser agradecido sabe que tem.. E que esta alem de um texto de blog pra mim...

Brigado mesmo...

Hoje eu sinto que acordei e que vivi ate o dia de hoje, so pra agradecer a estas grandes pessoas, que alem do meu gostar delas, são ótimas e que mesmo mortas (no caso dos escritores e pintores) me ajudam infinitamente, porque poeta so serve pra desvendar os outros e a si mesmo.

Grande beijo na alma.

Pretensão:

Alem de tudo isso,
Quero tocar a essência dos seres,
De Deus, a essência de todas as coisas,
Quero provar que é uma só,
Só não sei qual é...
Será Deus? Será o amor?
Será um pó de estrela?
Não sei.. Mas continuo buscando...

CONTINUA...

Diogo Viana.

3 comentários:

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Repito e repito...
Minha alma encantada
se cala e se prostra
mais um vez a teus
pés Diogo Viana.
Sabe o que penso de ti.
Que meu silêncio signifique mais que todas as palavras que insisto em CALAR.
Te adoro
na realialidade do dia a dia que dividimos entre sonhos e delírios...

Andréa Ferraz disse...

Meu Deus Diogo!! Estou sem fôlego aqui...obrigada, tenho eu que dizer por todas essas palavras lindas que nos trazem a alma um brilho a mais e esse brilho é apenas o reflexo de sua luz...vc é um ser mto iluminado...que os anjos continuem te abençoando sempre e sempre...

Inês Marinho/Procuro leitores disse...

"Não sei...más continuo buscando!"
Esta nossa busca, é nosso viver.

Diogo, ainda não o conheço pessoalmente
Más quero conhecer.
Conversar com você.

Seus textos
Prevalecem também
Depois da leitura,
As palavras tem peso
E faz com que voltemos
Aqui para devorá-las,
Mais uma vez.
Senti desafio nelas.

Gostei mesmo!

Beijos e Brisas Suaves para Você